No segundo dia do Congresso Aquífero Guarani foi oferecido aos participantes uma excursão com visita a locais de exposição de rochas constituintes do Aquífero Guarani e algumas captações de água do aquífero usadas para o abastecimento urbano.

Cerca de 100 participantes aderiram à atividade, cujo roteiro de campo contou com a participação da pesquisadora Márcia Pressinotti. Paralelamente houve uma apresentação do escritor Ignácio de Loyola Brandão, que abordou seu livro “Nao verás país nenhum”, destacando o processo de criação ficcional, indicando também a possibilidade de complementação à sua obra, com o tema “Eles poderiam ter sido salvos pelo Aquífero”.

Além da sessão painel, realizada das 11:00 às 12:30h, o evento seguiu no período da tarde com a palestra “Experiências de gestão de aquíferos transfronteiriços” do senhor Abdel Kader Dodo da Tunísia. Hidrogeólogos da Tanzânia e da Namíbia conversaram com o Diretor do IG, Ricardo Vedovello, e com a chefe da Seção de Hidrogeologia do Instituto, Luciana Ferreira, trocando informações sobre a gestão de aquíferos e a pesquisa hidrogeológica no Brasil e na África.