Entre os dias 15 e 23 de abril de 2005, o Instituto Geológico participou de uma expedição científica pelas cavernas de Minas Gerais, com o objetivo de coletar amostras de espeleotemas para estudos paleoclimáticos. Durante a viagem de mais de 3500 km, foram visitadas regiões calcárias do sudoeste, centro-oeste e norte mineiro.

A expedição faz parte de um projeto de pesquisa coordenado pelo IGc-USP e pela Universidade de Massachusetts, que pretende compreender a dinâmica climática nas regiões sudeste e centro oeste do Brasil durante o Holoceno (8000 atrás até o presente) e Pleistoceno (1,8 milhão até 8000 anos atrás). As amostras coletadas com autorização do IBAMA serão analisadas em breve para avaliar seu potencial como fonte de registros paleoclimáticos.

Este trabalho dá continuidade as importantes descobertas obtidas na investigação do espeleotema de Botuverá – SC, que mostrou o registro mais contundente da influência dos ciclos de precessão na dinâmica atmosférica do Brasil durante o Pleistoceno e Holoceno .

O projeto conta com a participação do Professor Ivo Karmann – IGc-USP, Professor Stephen Burns e Pesquisador Francisco William da Cruz Junior da Universidade de Massachusetts e do Pesquisador José Antonio Ferrari do IG-SMA.