Os pesquisadores Maria José Brollo, Márcia Maria Nogueira Pressinotti, Ricardo Vedovello e Rodolfo Moreda Mendes, participaram do 6º Simpósio Brasileiro de Cartografia Geotécnica e Geoambiental, promovido pela ABGE (Associação Brasileira de Geologia de Engenharia) realizado no período de 3 a 7 de junho, na cidade de Uberlândia, MG (www.abge.com.br).

Foram apresentados três trabalhos, relacionados aos diversos projetos em andamento no Instituto Geológico, cujos resultados puderam ser discutidos e debatidos quanto a seus méritos e aplicações:

– Sistema visualizador de mapeamentos de áreas de risco (a movimentos de massa e inundações) do estado de São Paulo. Autores: Márcia Maria Nogueira Pressinotti, Antonio Carlos Moretti Guedes, Paulo César Fernandes da Silva, Heber Jefferson Sultanum, Rogério Gonçalves Guimarães;

– Definição e quantificação de indicadores da degradação ambiental de áreas mineradas em Ubatuba, estado de São Paulo. Autores: Cláudio José Ferreira, Maria José Brollo, Marta Ummus, Tulius Dias Nery;

– Análise espacial de propriedades geotécnicas de solos não saturados a partir de modelagem determinística local e geoestatística. Autores: Paulo César F. da Silva, Rodolfo Moreda Mendes, Tulius Dias Nery, Ivete Costa da Silva.

Encontra-se para download (CLIQUE AQUI) os painéis ilustrativos destes trabalhos.

Além da apresentação desses trabalhos, os pesquisadores do IG participaram: da Comissão Técnica do Simpósio, que analisou vários artigos enviados; da relatoria da Sessão Técnica “Cartografia Geotécnica e Geoambiental no planejamento urbano e territorial”; da Mesa Redonda “A Cartografia Geotécnica e Geoambiental como instrumento de planejamento urbano e territorial”.

Márcia M.N. Pressinotti, Maria José Brollo