- Foto: IG/SMA
Faleceu, no dia 5 de junho de 2009, o Dr. Sérgio Mezzalira, ex-funcionário do Instituto Geológico.
Sérgio Mezzalira nasceu em Campinas (SP) no dia 8 de março de 1920. Em 1939 entrou na então Universidade do Distrito Federal, no Rio de Janeiro, onde cursou História Natural.
Em maio de 1942, a convite de Paulo Erichsen de Oliveira, começou a trabalhar na Seção de Paleontologia da Divisão de Geologia e Mineralogia do Departamento Nacional de Produção Mineral. Teve então a oportunidade de conviver com renomados paleontólogos, tais como Elias Dolianiti, Lewellyn Ivor Price, Rubens da Silva Santos e Mathias Gonsalves de Oliveira Roxo.
Foi admitido no então Instituto Geográfico e Geológico, na época dirigido por Valdemar Lefèvre, em maio de 1946, por intermédio de Rui Ribeiro Franco.
No Instituto Geográfico e Geológico desenvolveu pesquisas não só paleontológicas, mas também ligadas a levantamentos geológicos e hidrogeológicos.
Na década de 1950 passou à categoria de pesquisador, o primeiro do IGG a ter tempo integral.
Em 1973 defendeu, no Instituto de Geociências da USP, sua tese de doutorado intitulada Contribuição ao conhecimento da estratigrafia e paleontologia do arenito Bauru, orientado por Josué Camargo Mendes.
Foi diretor do Instituto Geológico de 10/02/1981 a 31/12/1981, se aposentando em 1982.
A contribuição de Sérgio Mezzalira à Paleontologia e Geologia é enorme, tendo publicado dezenas de trabalhos sobre os mais variados assuntos. Sua Bibliografia Analítica da Paleontologia do Estado de São Paulo é indispensável para todos aqueles que desejam estudar os fósseis do Estado.
Ao longo de sua carreira de quase 70 anos, Sérgio Mezzalira recebeu várias homenagens, sendo que, em 1998, a coleção de fósseis do Instituto Geológico passou a denominar-se Acervo e Laboratório Paleontológico Dr. Sérgio Mezzalira.
Em 1976 recebeu a medalha José Bonifácio de Andrada e Silva da Sociedade Brasileira de Geologia.
