- Foto: Rogério Rodrigues Ribeiro
Sob determinação do Governador do Estado de São Paulo, José Serra, o secretário-chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil do Estado de São Paulo, Cel. Luiz Massao Kita, e o Secretário de Meio Ambiente, Xico Graziano, solicitaram, no dia 25 de novembro, auxílio do Instituto Geológico no sentido de enviar especialistas para auxiliar as equipes de Santa Catarina nos atendimentos emergenciais aos inúmeros escorregamentos que vem ocorrendo desde o início das chuvas.
No dia 26 de novembro o geólogo Jair Santoro e o geógrafo Rogério Rodrigues Ribeiro chegaram a Santa Catarina e estão realizando atendimento técnico nas áreas em que ocorreram escorregamentos, visando delimitar a extensão e o grau de risco envolvido, bem como indicar as moradias em risco de atingimento pelo desastre.
Ao final da noite os técnicos informaram por contato telefônico sobre a situação que estão enfrentando:
– Foi organizado um “quartel general” em Navegantes, onde toda a equipe da Defesa Civil de São Paulo, do IG e do IPT está alojada/hospedada. O deslocamento até os locais afetados é feito por meio de helicóptero.
– No sábado e domingo choveu em torno de 400 mm, sendo que o índice médio do mês de novembro costuma ficar em torno de 150 mm. No dia 26 continuava chovendo uma garoa forte.
– Estão sendo realizadas vistorias em todas as áreas de risco R4. Em Blumenau há mapeamento de risco, os escorregamentos ocorrem em anfiteatros, em média e baixa encosta, o solo está extremamente saturado (consta que verte água dos barrancos), as declividades são altas (superiores a 40°), há situações de debris-flow. Os problemas ocorrem muitas vezes em loteamentos irregulares, onde existem inclusive casas muito boas.
– As vistorias ocorrem com equipes compostas por técnicos do local (engenheiros e arquitetos, motorista) e 3 equipes com 2 técnicos do IG e IPT.
– Até o momento há 10 municípios com necessidade de atendimentos emergenciais (vistoria, avaliação da extensão da área de risco e da necessidade de remoção). Por enquanto o trabalho está organizado da seguinte maneira: O trabalho vai das 7 às 19 horas; hoje e amanhã atenderão em Blumenau, sexta e sábado em Jaraguá do Sul.
O Instituto Geológico tem capacidade técnica reconhecida nas áreas de prevenção a desastres naturais. Uma das atividades desenvolvidas nesta área, desde 1989, diz respeito à atuação em Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDC) no Estado de São Paulo, operados anualmente, sob coordenação da Defesa Civil Estadual. O PPDC ocorre durante o período de verão (dezembro a março), em regime de plantão, e envolve ações de monitoramento dos índices pluviométricos e da previsão meteorológica, vistorias de campo e atendimentos emergenciais às áreas envolvidas em escorregamentos.
Atualmente o PPDC abrange todo o Estado de São Paulo e deverá se iniciar no dia 1 de dezembro (próxima 2ª feira). Desta forma, a equipe do IG encontra-se totalmente mobilizada para atender eventuais ocorrências no Estado de São Paulo.