Foi aberto ontem, 4 de novembro, o II Congresso Aquífero Guarani, que está sendo realizado em Ribeirão Preto, SP. O evento, organizado pela Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, CETESB e pelo Instituto Geológico, entre outros órgãos, visa apresentar os resultados alcançados na execução do Projeto de Proteção do Sistema Aquífero Guarani, desenvolvido no âmbito dos quatro países da América do Sul: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Na cerimônia de abertura, que contou com a participação de autoridades das esferas federal, estadual e municipal, o Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Xico Graziano, destacou os trabalhos das instituições estaduais voltados à proteção e gestão do aquífero Guarani e dos demais aquíferos do estado. O Secretário também apresentou à platéia a coleção “Cadernos de Educação Ambiental” da SMA, cujo primeiro número trata das “Águas Subterrâneas do Estado de São Paulo”, de autoria das pesquisadoras Mara Iritani e Sibele Ezaki do Instituto Geológico.

Após a cerimônia, e durante o coquetel de abertura, a pesquisadora Mara autografou a publicação, que foi distribuída aos cerca de 300 presentes no primeiro dia. O evento continua até a próxima sexta-feira, dia 07 de novembro, com previsão de atingir o número de 600 inscrições.