- Foto: Sergio Ricardo Christofoletti
Entre os dias de 24 a 28 de setembro de 2007 ocorreu trabalho de campo conjunto entre o Departamento de Produção Mineral-DNPM e o Instituto Geológico nas minerações de calcários da região de Rio Claro. A equipe do DNPM contou com a participação da Ms Ana Lúcia Desenzi Gesick e do Dr. Rodrigo Milonio Santucci e o Instituto Geológico pela presença do pesquisador Sergio Ricardo Christofoletti.
As atividades de pesquisa estiveram voltadas para o desenvolvimento do projeto Monumentos Geológicos da Região de Rio Claro, Processo N° 30.251 coordenado pela pesquisadora Alethéa Ernandes Martins Sallun. Este projeto tem como objetivo principal divulgar a comunidade em geral os conhecimentos científicos sobre as ciências naturais, em especial, os monumentos geológicos da região de Rio Claro.
As visitas às minerações tiveram como objetivo principal selecionar áreas com potencial paleontológico com a finalidade de conservação e educação ambiental. Foram visitadas ao todo oito minerações de calcários da região, localizadas nas cidades de Rio Claro, Limeira e Ipeúna.Observou-se que o fóssil Mesosaurus braziliensis ocorre com maior presença na porção de topo do banco de calcário marcando uma camada guia estratigráfica. Porém, devido ao tipo de extração atual dos calcários com a utilização de desmonte por explosivos os fósseis apresentaram-se poucos preservados.