Realizou-se em São Paulo, na última semana, o 58° Congresso Nacional de Botânica, que apresentou como tema central “A Botânica no Brasil: Pesquisa, Ensino e Políticas Públicas Ambientais”.

Por integrar as diferentes áreas do conhecimento, o evento objetivou incentivar o estudo e o interesse pela botânica, sob todos os aspectos, sobretudo aqueles relacionados com a inter e transdisciplinaridade.

O Congresso também ressaltou a preocupação por parte de várias agências governamentais e não-governamentais em proporcionar parâmetros concretos para subsidiar políticas voltadas ao planejamento ambiental e ao desenvolvimento sustentável no país.

O Instituto Geológico se fez presente no evento por meio de um Stand Conjunto com demais órgãos da Secretaria do Meio Ambiente, a fim de de promover a divulgação de suas publicações e atividades. Foi representado por técnicos, funcionários e estagiários da instituição, dentre eles: Anna Artemísia B. Azevedo, Bruna Lacativa, Célia R. G. Souza, Douglas Leonardo, Maria Helena S. Jesus, Miriam Ramos Gutjahr, Sandra Moni Souza e Sérgio Christofoletti. Além de expositores, também participaram como congressistas os seguintes pesquisadores: Fernando C. Fittipaldi e Márcia Helena Galina.