Os pesquisadores científicos Jair Santoro e Ricardo Vedovello, do Instituto Geológico, receberam o diploma “OMNIUM HORARUM HOMO”, do Conselho do Diploma da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de São Paulo. Esta honraria foi instituída pela Resolução CMIL nº 007/610 – CEDEC, assinada pelo secretário-chefe da Casa Militar, em reconhecimento às pessoas físicas e jurídicas que se destacaram em ações concernentes à Defesa Civil, no Estado. A cerimônia foi realizada no Palácio dos Bandeirantes, na noite desta segunda-feira (31/03) e contou com a presença do governador José Serra.

Os pesquisadores do IG receberam o diploma como reconhecimento pelo trabalho que o Instituto Geológico vem desenvolvendo junto à Defesa Civil Estadual desde 1988. O pesquisador Jair Santoro, vinculado à Seção de Geologia Aplicada e Ambiental do IG, coordena as atividades do PPDC – Plano Preventivo de Defesa Civil sobre situações de riscos geológicos de deslizamentos de encostas, para 26 municípios do Estado de São Paulo. Este plano entra em operação todo ano, no período de chuvas, de 1º de dezembro até 31 de março, quando técnicos da equipe ficam em regime de plantão. As atividades desenvolvidas incluem, também, a realização de vistorias técnicas de emergência, quando do acionamento da Defesa Civil Estadual, para avaliar a necessidade ou não da remoção preventiva das pessoas que moram em áreas de risco a escorregamentos de encosta. O PPDC tem um caráter preventivo e procura evitar que as pessoas sofram os danos provocados por estes acidentes

O pesquisador Ricardo Vedovello atualmente é diretor geral do IG. Até assumir este cargo, esteve vinculado à Seção de Geologia Aplicada e Ambiental, tendo participado por muitos anos da equipe do PPDC. Também contribuiu para a efetivação de importante cooperação técnica com a Defesa Civil Estadual, relativa ao mapeamento de áreas de risco do Estado de São Paulo, atualmente em desenvolvimento pela equipe técnica do IG.

O secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, também foi homenageado na cerimônia, que contou ainda com a premiação de três crianças, como resultado de um concurso de redação sobre defesa civil, e o lançamento de cartão comemorativo da Telefônica pelos 32 anos de criação da Defesa Civil do Estado.

O coronel Miguel Libório Cavalcanti Neto, secretário-chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Defesa Civil, disse que “as ações de defesa civil são voluntárias e solidárias, importantes em situações como as ocorridas no início de 2007, que foi marcado por inúmeros acidentes geológicos, eventos naturais como chuvas. A entrega da medalha apenas materializa o ato voluntário.”

O governador José Serra lembrou do acidente da TAM, no Aeroporto de Congonhas, que mostrou a importância da Defesa Civil, envolvendo a população para se engajar no processo. Em função disso, a CEDEC – Coordenadoria Estadual de Defesa Civil lançou a campanha “Defesa Civil Somos Todos Nós”, para atuar mais intensamente em casos de acidentes, vítimas de chuvas etc. O lema é “Somar Esforços, Minimizar Riscos”.