Título: Fenômenos erosivos acelerados na região de São Pedro – SP. Estudo da fenomenologia com ênfase geotécnica.
Coordenador: Jair Santoro (Instituto Geológico/SMA)
Programa: Geotecnia e Meio Ambiente
Equipe: Jair Santoro
Período: 1/1/1986 – 1/1/1991 (concluído)
Descrição: Projeto de capacitação – Dissertação de mestrado desenvolvida na área de Geociências e Meio Ambiente pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas – UNESP/Rio Claro.
Foi estudada uma boçoroca localizada no município de São Pedro – SP, situado na região centro-leste do Estado de São Paulo. Através da caracterização geotécnica dos sedimentos onde ocorre, analisaram-se os fatores influentes no processo erosivo e estabeleceu-se a contribuição de feições e características observadas, tanto no campo como em laboratório, que interferem na gênese e evolução das erosões aceleradas. Os sedimentos analisados apresentam homogeneidade granulométrica, baixos valores de parâmetros de resistência ao cisalhamento e valores relativamente elevados dos índices de vazios. Os valores de permeabilidade (K 20º) estão em torno de 4,27 x 10-3 cm/s e os da porosidade, 42%. Quanto aos limites de consistência, as amostras caracterizam-se como não plásticas.
Orientação: Prof. Dr. Vicente José Fúlfaro (IGCE – UNESP).
Fonte de Financiamento: IG/SMA
Trabalhos publicados: Obs: nem todas as referências listadas encontram-se no acervo da Biblioteca do IG, consulte os autores para localizar uma cópia do trabalho
SANTORO, J. – 1992. Fenômenos erosivos acelerados na região de São Pedro, SP – estudo da fenomenologia com ênfase geotécnica. Instituto de Geociências e Ciências Exatas, UNESP, Rio Claro, SP. Dissertação de Mestrado, 140 p.
SANTORO, J. – 1992. Estudos geotécnicos em boçoroca da cidade de São Pedro, SP. In: SBG/Congresso Brasileiro de Geologia, 37, São Paulo, SP. Boletim de Resumos, v. 1, p. 52.
SANTORO, J. & FULFARO, V. J. – 1996. Estudos geotécnicos em boçoroca na cidade de São Pedro, São Paulo (SP). Revista do Instituto Geológico, 17 (1/2): 55-62.