30/04/2021

Em reunião técnica virtual realizada no dia 28 de abril de 2021, o Instituto Geológico (IG) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) apresentaram os primeiros resultados da pesquisa denominada “Perímetros de Proteção de Poços de abastecimento público – Sistema Aquífero Bauru – Segunda Etapa (Projeto PPP-SAB2)“. O encontro reuniu cerca de 50 participantes, compreendendo representantes das prefeituras e de técnicos dos serviços municipais e estaduais de água e esgotos.

A pesquisa foi financiada pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos – FEHIDRO, por meio do Empreendimento 2017-CORHI-170 e abrange 29 municípios do Oeste Paulista abastecidos pelo Sistema Aquífero Bauru. O estudo avaliou as condições do Perímetro Imediato de Proteção Sanitária (PIPS) e propõe o Perímetro de Alerta (PA) para os 321 poços de abastecimento público a partir das condições do aquífero explorado e, também, da situação atual da área no entorno dessas captações.

Após a finalização do projeto, os resultados serão publicados e apresentados na Câmara Técnica de Águas Subterrâneas (CT-AS), do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CRH), a exemplo da primeira etapa, finalizada em 2016.

Indicação de publicações relacionadas: