12/02/2021

As pesquisadoras do IG Rosangela do Amaral e Mirian Ramos Gutjahr (Voluntária) e o Prof. Dr. Jurandyr Ross (USP) publicaram artigo no International Journal of Water Management and Diplomacy. A edição foi lançada em Janeiro de 2021.

O artigo é resultado da pesquisa de Doutorado da pesquisadora Rosangela do Amaral pelo Programa de Pós Graduação em Geografia Física da USP e aborda os impactos das inundações na Bacia Hidrográfica urbana do Córrego Ipiranga, em São Paulo/SP.

O estudo refere-se à ocorrência de forma cíclica e constante de inundações na Região Metropolitana de São Paulo, que apresenta, anualmente no verão, prejuízos humanos e financeiros devido às inundações em vias marginais aos rios e córregos, interrompendo o fluxo de veículos, além de inúmeros imóveis atingidos pela elevação e transbordamento do nível da água na planície. O caso analisado é a Bacia do Córrego Ipiranga, São Paulo/SP, que registrou 82 eventos de inundação entre 1965 e 2017 (52 anos), predominantemente no período entre 2010 e 2017 (46 eventos).

Avaliou-se que as ocorrências estão relacionadas à combinação das características naturais, como a forma e declividade da bacia e o aumento da precipitação, e das características antrópicas, como a expansão da impermeabilização do solo e as alterações estruturais no canal principal e nos afluentes.

O levantamento de dados aponta para a ineficácia das medidas estruturais empregadas sucessivamente por décadas, destacando que medidas não estruturais podem ser importantes na minimização dos danos.

AMARAL, R , GUTJAHR, M , ROSS, J . 2021. The occurrence of floods in São Paulo, Brazil: the Ipiranga stream basin case study. International Journal of Water Management and Diplomacy 1 (2021): 5-22. O artigo completo (em inglês) está disponível em: https://dergipark.org.tr/en/pub/ijwmd/issue/60012