02/10/2020

No dia 29 de setembro de 2020, das 14h00 às 17h00, o Instituto Geológico (IG) da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) promoveu o “10º Seminário de Iniciação Científica (10º SICIG)do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Instituto Geológico (PIBIC-IG). Historicamente, este evento é uma grande oportunidade que os bolsistas, alunos dos ensinos médio e superior, têm para divulgar e disseminar os resultados de seus projetos de pesquisa, desenvolvidos ao longo dos últimos 12 meses, sob a orientação dos técnicos do IG/SIMA.

Nesse ano, o evento foi transmitido ao vivo na página do Facebook, em decorrência das medidas de distanciamento social estabelecidas pelo Governo do Estado de São Paulo frente à pandemia da COVID-19.

A abertura do 10º SICIG foi realizada pela Luciana Martin Ferreira, Diretora Geral do Instituto Geológico, que destacou a importância em se valorizar a pesquisa e educação em nosso País. Em seguida, o representante da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, Sérgio Luiz Domiati, ressaltou a importância da ciência e fez um breve relato a respeito do sistema de ensino público paulista e reformas previstas no setor, além de citar a importância do SICIG e da necessidade em divulgá-lo às grandes mídias. Por fim, a coordenadora do PIBIC-IG, Claudia Varnier, ressaltou o importante papel da instituição na formação acadêmica dos bolsistas, da importância da ciência no ensino médio e superior e destacou que conhecimentos como os apresentados durante o seminário precisavam ser divulgados e ampliados cada vez mais à comunidade científica e à sociedade.

Esta edição do evento contou com a presença de mais de 60 participantes, incluindo as diretoras, coordenadoras, professores e alunos das Escolas Estaduais Maestro Fabiano Lozano e Profa. Semíramis Prado de Oliveira, membros do Comitê Externo do PIBIC-IG, alunos de graduação do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (IGc-USP), da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), profissionais do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), funcionários do IG/SIMA, demais pesquisadores da área das geociências e, das famílias dos bolsistas apoiando-os.

No total, foram apresentados 10 trabalhos, sendo quatro do ensino médio e seis do ensino superior, abordando os seguintes assuntos: i) propostas lúdicas para aprendizagem sobre águas subterrâneas e prevenção de desastres naturais; ii) planos de contingência para eventos de inundações; iii) tipos de eventos climáticos causadores de desastres naturais; iv) estratigrafia e tectônica na proteção de aquíferos; v) espeleologia de grutas em granito; vi) parâmetros morfológicos e morfométricos em inundações e dinâmica de nascentes; vii) sistema gerenciador de riscos e distribuição espacial de desastres. Os alunos foram contemplados por bolsas de Iniciação Cientificadas das agências de fomento CNPq e FAPESP.

Ao final das apresentações, todos os anos, tradicionalmente são escolhidos o melhor trabalho apresentado do ensino médio e do ensino superior, que são premiados. Para saber quais foram os destaques, CLIQUE AQUI e assista o evento na integra.