
13/08/2020
O evento será transmitido AO VIVO no Canal do Youtube da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (https://www.youtube.com/user/ambientesp).
Na ocasião serão entregues os Relatórios de Mapeamento de Riscos de Movimentos de Massa e Inundações de 11 municípios da região Leste e Sudeste da Região Metropolitana de São Paulo, a saber: Arujá, Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano. Os mapeamentos fazem parte do componente 3 – Aumento da resiliência do Estado para desastres naturais, sob responsabilidade do IG-SIMA, do Programa Transporte, Logística e Meio Ambiente – Projeto Transporte Sustentável de São Paulo (PTLMA), implementado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER/SP), com aporte de recursos junto ao Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento – BIRD (Contrato de Empréstimo nº 8272 – BR).
O componente 3 do PTLMA tem por objetivo fortalecer a resiliência do estado de São Paulo aos riscos de desastres naturais. Teve início em 2013 e está previsto para finalizar em 2020. Os estudos focaram a identificação, gestão e redução de riscos no âmbito específico do setor de logística e transportes e o incremento da capacidade institucional no tema da Gestão de Riscos e Desastres (GRD) em áreas residenciais.
As ações previstas nesse programa atendem as propostas da Política Estadual de Mudanças Climáticas – PEMC de 2009 e são fruto das articulações realizadas no âmbito do Programa Estadual de Prevenção de Desastres Naturais e Riscos – PDN, que desde 2011 vem promovendo a integração de ações de diversas instituições do estado. O PTLMA também fornece importantes ferramentas para o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil que é coordenado pela Casa Militar e Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo.
Os relatórios a serem entregues contém mapeamentos efetuados em escala regional (1:25.000 e 1:10.000) e em escala local ou de detalhe (1:3.000 e 1:1.000). São apresentados a metodologia e os resultados que, além de mapas, contém avaliação e classificação do grau de risco junto com recomendações técnicas para cada área identificada. Com os resultados obtidos pelo IG podemos finalmente apresentar para diversos órgãos públicos como prefeituras, defesa civil, entre outras entidades e iniciar um importante diálogo com a sociedade sobre os possíveis problemas com perigos e possibilidades de desastres naturais nas cidades citadas.
Esse trabalho será importante para as tomadas de decisão no quesito habitacional, estrutural, de transportes e planos de contingência, plano diretor municipal, entre outros. Ela é uma importante ferramenta para a política pública.
A Integra do Webinar está disponível em: https://youtu.be/OtXKXKVFKv4
Os Relatórios estão disponíveis em: https://bit.ly/IG_mapeamento2020
A apresentação está disponível em: https://bit.ly/apres_IG