
16/03/2020
O livro “Nitrato nas Águas Subterrâneas: Desafios Frente ao Panorama Atual” foi lançado no dia 11 de março de 2020, durante evento no Auditório José Reis do Instituto Biológico. Este evento foi promovido pela Câmara Técnica de Águas Subterrâneas do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CTAS/CRH) e organizado pelo Instituto Geológico da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (IG/SIMA).
O nitrato é o contaminante de maior ocorrência em aquíferos, seja no Brasil ou no exterior. A substância é utilizada mundialmente como indicador de contaminação das águas subterrâneas, devido à alta mobilidade, podendo atingir extensas áreas.
A publicação foi elaborada pelo Grupo de Trabalho Nitrato da CTAS/CRH, sob coordenação geral da pesquisadora Claudia Varnier, do IG/SIMA. Além da pesquisadora, a equipe técnica é composta por Gerôncio Albuquerque Rocha (Consultor), José Eduardo Campos (DAEE), José Luiz Albuquerque Filho (IPT), Mateus Simonato (Consultor; CEPAS|USP) e Ricardo Hirata (CEPAS|USP).
O livro contém um breve panorama sobre o nitrato em aquíferos, abrangendo aspectos como ocorrência, fontes potenciais de contaminação, efeitos na saúde humana e animal, bem como a proposição de estratégias e recomendações para a prevenção e mitigação do problema.
A abertura do evento contou com a presença da coordenadora da CTAS/CRH e diretora geral do IG/SIMA, Luciana Ferreira, e o secretário executivo do CRH, Rui Brasil Assis.
A seguir, a pesquisadora do IG/SIMA e coordenadora geral da publicação, Claudia Varnier, fez uma breve apresentação sobre a publicação, enfatizando sua importância. Na ocasião, ela também destacou que trata-se de um documento de referência em língua portuguesa, inédito no Brasil, destinado aos órgãos gestores de recursos hídricos e de saúde pública, profissionais especializados no campo das águas subterrâneas e demais interessados.
Ela mencionou, ainda, que a elaboração do livro contou também com importantes colaborações de outros membros do GT Nitrato, representados pelos comitês de bacias hidrográficas dos rios Aguapeí e Peixe (CBH-AP) e do Pontal do Paranapanema (CBH-PP), Centro de Vigilância Sanitária (CVS), Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), Centro de Pesquisas de Águas Subterrâneas da Universidade de São Paulo (CEPAS-USP), Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS), DH Perfurações de Poços Ltda, além de consultores.
A apresentação foi sucedida por uma mesa redonda, composta pela coordenadora da CTAS e a equipe técnica do livro onde responderam às perguntas da plateia. No encerramento do evento, uma especial homenagem foi feita ao geólogo Gerôncio Albuquerque Rocha, um dos autores do livro, por sua contribuição à hidrogeologia no Brasil, nas últimas décadas.
Para visualizar a publicação CLIQUE AQUI
Para visualizar a apresentação CLIQUE AQUI