04/09/2019

A participação dos alunos da Escola Estadual Olavo Hansen de Mauá, na Conferência Internacional de Alunos do Ensino Médio, que será realizada em Hokkaido no Japão é fruto da iniciativa da Defesa Civil Estadual, Secretaria da Educação e do Instituto Geológico – IG na capacitação da comunidade, por meio de ações educativas em percepção de riscos, na prevenção de acidentes e desastres associados à ocorrência de fenômenos naturais, induzidos ou não pelas atividades humanas. Tudo isto, para tornar a comunidade mais resiliente aos eventos.

Em fevereiro de 2019, o grupo de articulação de ações executivas do PDN (GAAE) iniciou uma aproximação das ações do Estado com as do Município de Mauá (SP) (ação piloto) visando uma maior integração entre as inciativas destas duas esferas de governo no fortalecimento da gestão de riscos local, em conformidade com as políticas nacionais e com o Programa Cidades Resilientes da ONU, no qual o Estado de São Paulo tem se destacado. Estas ações inicialmente envolveram as Defesas Civis estadual e municipal, as Secretarias de Habitação, de Assistência Social e de Educação, com apoio técnico do Instituto Geológico (IG) e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Todas as ações estão sendo planejadas e encaminhada na promoção do aumento da resiliência da comunidade e na implementação de Núcleos de Proteção e Defesa Civil e Proteção – NUPDECs nestas comunidades.

A iniciativa, com organização da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC) ajuda a promover a capacitação e o treinamento de equipes municipais e demais agentes com responsabilidades no gerenciamento de risco, bem como a disseminação da informação e do conhecimento acerca das situações de risco à população, aumentando a percepção e a participação comunitária, na busca de soluções.

As ações estratégicas do grupo que atua no gerenciamento de risco e redução de desastres naturais do Instituto Geológico podem ser conferidas na Síntese de atividades do IG de 2018 disponível AQUI.