
06/09/2019
Teve início nesse sábado (31/08/19) com cerca de 60 educadores o 1° Curso de Educação Ambiental para Riscos e Desastres no Litoral Norte, na Diretoria de Ensino de Caraguatatuba. Os próximos módulos deverão ocorrer sempre no último sábado, até o mês de novembro, com carga horária de 60 horas.
O primeiro módulo teve início com muito entusiasmo por parte dos participantes. Na recepção de boas vindas aos cursistas, foi feito uma pequena apresentação da equipe organizadora do curso que começou com uma dinâmica denominada o “Baú das Expectativas”, onde todos puderam colocar seus desejos em relação ao curso. O baú será aberto no final do curso, verificando se houve o atendimento das expectativas dos participantes.
Ainda pela manhã, as palestrantes Simone Cuba e Ludmila Sadokoff (SEE-Diretoria de Ensino Região de Caraguatatuba) apresentaram como a questão da redução de riscos e desastres pode ser trabalhada dentro da Base Nacional Comum Curricular e do Currículo do Estado de SP.
O segundo palestrante Pedro Rego, pertencente ao Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte – CBH-LN, explicou como seria o curso, quais são as perspectivas e objetivos que os organizadores querem alcançar com o curso.
Na dinâmica “Mosaico da Sustentabilidade” coordenada pela colaboradora Anita Pereira Amaral – Supereco, mostrou aos participantes formas de discutir recursos naturais e sustentabilidade através de jogos, levando ao final a discussão sobre sustentabilidade e como podemos inserir este tema nas disciplinas completando o tema com a questão de riscos e desastres.
A apresentação de Jociani Festa e Pedro Rego (CBH-LN) teve como tema “Conhecendo nosso Território” onde foi exposto o território do Litoral Norte a partir da perspectiva do Plano de Bacias Hidrográfica do Litoral Norte e Relatório de Situação.
Ao final houve um trabalho interativo realizado por Pedro Carignato Basílio Leal do Instituto Geológico – IG e Débora Olivato do CEMADEN que trabalharam com a questão de riscos na comunidade utilizando mapas confeccionados para o plano de bacias do litoral norte com dados do Instituto Geológico, com eventos recorrentes na área como inundação, escorregamento e vulnerabilidade da região.
Os participantes apontaram quais as possibilidades que o curso trará para a sua área de atuação na discussão sobre os eventos na região do Litoral Norte e como trabalharem em parcerias para projetos de redução de riscos e desastres levando a comunidade à resiliência.
Veja o vídeo com uma parte do curso, ACESSE AQUI.