21/10/2021

No dia 17 de outubro, domingo, às 7h30min a Estação Experimental de Tupi (conhecida como Horto de Tupi) retomou suas atividades educativas presenciais após o período de restrições referentes à pandemia da COVID-19.

Nesse dia, ocorreu, no âmbito do programa “Vem pro Horto”, a atividade “Observando as aves no Horto de Tupi”, a qual foi realizada pelo biólogo e guia de observação de aves Valdir Felipe, pela Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba (SEDEMA), Instituto de Pesquisas Ambientais, Fundação Florestal,  Laboratório de Educação e Política Ambiental – OCA/ESALQ/USP e Grupo de Estudos e Observação de Piracicaba – GEOP. As inscrições foram realizadas previamente e limitaram-se a 20 participantes, os quais foram orientados a utilizar máscaras durante toda a atividade.

Foram avistadas 58 espécies de aves, como a saíra ferrugem, a peitica, o gavião-belo, o pitiguari, a mariquita, o pula-pula, o sabia-barranco, o garibaldi, entre outros. Foi observada inclusive uma ave rara na região, o falcão-relógio. A lista completa das espécies observadas nesse dia está disponível no seguinte link: https://ebird.org/checklist/S96271140

A especialista ambiental do Instituto de Pesquisas Ambientais do Estado de São Paulo, que acompanhou o grupo, comentou: “Foi muito bom retomar as atividades presenciais com essa observação de aves. Todos os participantes mostraram-se muito interessados em relação às aves e puderam conhecer mais sobre esses animais, tão importantes no processo de regeneração natural que está em curso aqui no Horto”.

O biólogo Valdir Felipe também afirmou: “A observação de Aves está cada dia mais crescendo. As pessoas estão percebendo que existem muitas espécies de aves diferentes, até mesmo dentro da cidade. E nós piracicabanos somos privilegiados nessa parte, o município conta com mais de 350 espécies diferentes de aves”.

Foto: Kristina Pereira Pereira

Foto: Kristina Pereira Pereira

Foto: Kristina Pereira Pereira