24/09/2020

Entre os dias 14, 15 e 16 de setembro de 2020, a Pesquisadora do Instituto Geológico, Celia Regina Gouveia de Souza, participou da 1ª Reunião virtual do Grupo Técnico Internacional Consultivo para assessorar a Plataforma para Mudanças Climáticas, Risco e Resiliência nos Sítios de Reservas da Biosfera e Geoparques da UNESCO na América Latina e no Caribe. A reunião foi organizada pelo Escritório Regional de Ciências da UNESCO para a América Latina e Caribe em Montevidéu (Uruguai) (www.unesco.org/montevideu). O objetivo foi orientar o estudo exploratório e realizar consulta sobre a formação da Plataforma internacional.

A ação climática e as lições aprendidas com a gestão de riscos e resiliência nos sítios da UNESCO poderão contribuir para o bem-estar das populações atuais e futuras, a segurança dos ativos e a manutenção dos recursos, funções e serviços dos ecossistemas agora e no futuro. O trabalho do Grupo e a integração regional serão fundamentais para a ação e geração de ferramentas desta natureza.

Os objetivos do Grupo Técnico Consultivo são:

  • Monitorar e garantir a qualidade e relevância do estudo;
  • Fornecer materiais para estudos de caso e contribuir para a realização de produtos que mostrem as reservas da biosfera e os geoparques globais da UNESCO como locais de geração de conhecimento sobre clima e desastres e de capacidade de resiliência;
  • Publicar uma recomendação baseada em evidências sobre uma plataforma de clima, riscos e resiliência para locais da UNESCO na América Latina e no Caribe;
  • Apoiar o financiamento de uma plataforma de clima, risco e resiliência para sítios da UNESCO na América Latina e no Caribe ou semelhantes, em coordenação com o Escritório da UNESCO em Montevidéu.

A pesquisadora foi inicialmente indicada pela Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo e, dentre outros nomes, foi selecionada pela organização do evento, levando em consideração sua vasta experiência e conhecimento em temas ligados a riscos costeiros, geo- e biodiversidade da zona costeira e efeitos das mudanças climáticas nos ecossistemas costeiros, sua participação na Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleobiológicos (SIGESP-UNESCO) e na Comissão de Monumentos Geológicos do Estado de São Paulo, bem como pela sua atuação em diversas Unidades de Conservação do litoral paulista.

Nessa primeira reunião virtual do Grupo, a pesquisadora foi a relatora do subgrupo que discutiu uma abordagem metodológica geral para avaliação do Risco Climático nas Reservas da Biosfera e Geoparques da UNESCO.

A participação da pesquisadora no Grupo garantirá um debate científico que aprofundará uma abordagem sistêmica envolvendo mudanças climáticas, riscos, resiliência e adaptação, visando ao aprimoramento da gestão desses importantes patrimônios da humanidade.

Grupo Técnico Internacional Consultivo