05/12/2019

No dia 03 de dezembro de 2019 foi realizada a décima primeira edição do Seminário: “Estratégias para Redução de Riscos e Desastres a Eventos Geodinâmicos do Estado de São Paulo”.

Organizado pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) e pela Secretaria da Casa Militar, por meio do Instituto Geológico (IG) e Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC), o evento ocorre anualmente desde 2009 e tem sido um fórum significativo na avaliação de estratégias e ações de redução de risco e desastres em níveis local, estadual e regional e divulgação das atividades do Programa do Estado de São Paulo de Prevenção de Desastres Naturais e de Redução de Riscos Geológicos (PDN). Os temas discutidos incluem avaliação e mapeamento de risco, estratégias para evitar, reduzir, mitigar e erradicar o risco, monitoramento e sistemas de informações e formas de capacitação e disseminação de agenda propositiva de gestão de risco de desastres dentro das políticas públicas.

Participaram da cerimônia de abertura do evento, Marcos Penido, secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente; Coronel PM Walter Nyakas, secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, Eduardo Trani, subsecretário do Meio Ambiente; Glaucio Attorre Penna, subsecretário de Infraestrutura; Ten. Cel. PM Henguel Ricardo Pereira, subsecretário de Proteção e Defesa Civil; Luciana Martin Rodrigues Ferreira, Diretora Geral do Instituto Geológico e Cláudia Echevenguá Teixeira, Diretora do Centro de Tecnologias Geoambientais do Instituto de Pesquisas Tecnológicas.

Durante a cerimônia foram assinados Termos de Cooperação Técnica entre o IG e a CEPDEC, e IPT e CEPDEC visando à prestação de apoio técnico, assessoria e atendimento emergencial em situações de riscos geológico-geotécnicos em áreas abrangidas por planos preventivos de contingência de defesa civil. Também houveram as assinaturas de Resoluções Conjuntas entre as Secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente, Casa Militar e do Desenvolvimento e Econômico para a criação de um comitê de acompanhamento das ações relacionadas a segurança de barragens no Estado de São Paulo e da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente e Casa Militar para apoio ao Programa Município Verde e Azul.

As apresentações enfatizaram as relações da gestão de risco de desastres com as mudanças climáticas, a capacidade de enfrentamento e adaptação frente às mudanças globais, o uso da educação para prevenção de risco de desastres, o entendimento de conceitos e métodos de mapeamento de risco e suas relações com eventos extremos e o uso de plataforma integradora de mapeamento de risco e sistema de alertas. As apresentações podem ser acessadas neste endereço.

Os organizadores esperam que as instituições participantes estabeleçam uma agenda de trabalho e de aprofundamento dos temas do evento, em especial, a melhoria e compartilhamento de cadastro de eventos e danos, o entendimento de conceitos e métodos de mapeamento de risco e suas relações com as mudanças climáticas, em busca do fortalecimento dos vínculos institucionais e da melhoria da gestão de risco de desastres nos próximos anos.