28/06/2019

Este número especial da Revista do Instituto Geológico apresenta pesquisas desenvolvidas em São Paulo acerca da atividade geológica humana e seus registros, por meio de abordagens com enfoques diversificados –estratigráfico, geomorfológico, geoecológico, pedológico etc.–, que vêm sendo desenvolvidas por pesquisadores de diversas partes do Estado ao longo das últimas três décadas.

A organização desse número contou com a colaboração do geólogo Alex Ubiratan Goossens Peloggia, estudioso dos processos e registros geológicos antropogênicos.

Os artigos abordam a temática em diferentes contextos geográficos e históricos, ao longo do século XX até a atualidade. Estão relacionados à apropriação do território, notadamente à urbanização, no Oeste Paulista/Planalto Ocidental (A Urbanização do Oeste Paulista e a Formação de Feições  Tecnogênicas, de Silva e colaboradores,  e Aloformação  Andradina, de Oliveira & Queiroz Neto), na  Depressão  Periférica  paulista/região  de  Campinas  (Tecnossolos Úrbicos  do  Parque  Ribeirão  das  Pedras,  de  Putrino  &  Ladeira)  e  na  Região  Metropolitana  de  São  Paulo  (Antropoceno  e  Mudanças  Geomorfológicas,  de  Rodrigues  e colaboradores, e Formação de Novos Biomas em Terrenos Tecnogênicos, de Peloggia e colaboradores).

Tais contribuições vêm se juntar ao crescente número de pesquisas desenvolvidas em São Paulo, no Brasil e no mundo, que marcam aspectos decisivos para a construção da atual perspectiva do Antropoceno como época geológica e de seus processos antropogênicos precursores.

Acesse o volume em: https://revistaig.emnuvens.com.br/rig/index

foto: Alex U.G. Peloggia