
25/04/2019
Em 24 de abril de 2019, o Instituto Geológico (IG) iniciou sua pesquisa de campo do projeto de iniciação científica intitulado: “Aplicação de entrevistas para estimativa de danos decorrentes das inundações do Córrego Ipiranga, São Paulo (SP)”, da aluna de iniciação científica Aline Rodrigues dos Santos e sua orientadora, a Pesquisadora Rosangela do Amaral.
O objetivo principal deste projeto é avaliar a abrangência territorial dessas inundações e quais foram os prejuízos causados. Para isso, a metodologia será a aplicação de questionários e realização de entrevistas com populares e residentes de áreas identificadas previamente como afetadas recorrentemente por inundações na bacia hidrográfica do Córrego Ipiranga, localizado na zona sul de São Paulo.
O questionário deverá abordar a frequência dos eventos, a elevação máxima que a água já alcançou (volume) e a estimativa de danos materiais.
Esse projeto de pesquisa de iniciação científica faz parte do Projeto de pesquisa, denominado “Análise integrada do ambiente urbano e as inundações recorrentes: caso da Bacia do Córrego Ipiranga, São Paulo/SP”.
Até o mês de maio pretende-se concluir o levantamento, e sua análise fará parte do relatório final do projeto de iniciação científica, previsto para julho.
Posteriormente os resultados serão publicados no Boletim do Instituto Geológico e o público terá acesso aos resultados da pesquisa.