21/07/2015

O Pesquisador do Instituto Geológico Dr. William Sallun Filho participou do 33º Congresso Brasileiro de Espeleologia, em Eldorado, no Vale do Ribeira. O evento ocorreu no período de 15 a 19 de julho de 2015 e foi organizado pela Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE) em comemoração aos 50 anos de pesquisas espeleológicas, que em 1965 realizou o primeiro encontro científico na região.

Além de vários especialistas de órgãos vinculados à Secretaria do Meio Ambiente do Estado, participam ainda do evento: estudantes, representantes do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICmBio), e Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), associações como: ACTIBA – Associación de Cuervas Turísticas Iberoamericanas, ACTE – Associación de Cuervas Turísticas Españolas estiveram presente além de empresas de mineração.

Os debates tratam de questões como a relação da mineração com a espeleologia, a conservação do patrimônio representado pelas cavernas e a gestão do turismo em áreas cársticas, que se caracterizam pela presença de cavidades em rochas carbonáticas, com cursos-d’água percorrendo fendas, condutos e cavernas.

O pesquisador representou a Secretária do Meio Ambiente, Patrícia Iglecias durante a abertura do congresso, e ministrou um curso sobre: “Introdução a Geologia do Carste”, com aula prática na Caverna do Diabo, que é famosa pela impressionante beleza de suas formações e pela grande dimensão de seus salões internos.

O pesquisador ainda foi coautor de 2 trabalhos científicos:

LENHARE, B.D.; SALLUN FILHO, W. Diferenças espeleométricas entre as cavernas do Planalto de Guapiara e Serra de Paranapiacaba, na região do Parque Estadual Intervales (PEI), estado de São Paulo.

CONSENTINO, B.C.; SALLUN FILHO, W.; LENHARE, B.D. Geoespeleologia da Gruta dos Rodrigues, Iporanga (SP).