13/06/2014

Diego_Mestrado_01

No dia 20 de março de 2014, o Especialista Ambiental Diego Amorim Grola defendeu, junto ao Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade de São Paulo, sua dissertação de mestrado intitulada Coleções de História Natural no Museu Paulista, 1894-1916. A pesquisa, enquanto projeto de capacitação funcional, procurou trabalhar com as interfaces existentes entre as áreas de atuação do Centro Museu Geológico, do Núcleo de Monumentos Geológicos e da Curadoria do Acervo Histórico do Instituto Geológico.

O trabalho, orientado pela Profa. Dra. Heloisa Barbuy (MP/USP e FFLCH/USP), abordou o Museu Paulista em sua fase inicial, quando era dirigido pelo cientista alemão Hermann von Ihering. Almejando compreender processos de patrimonialização da natureza, foram investigadas as principais etapas envolvidas na curadoria das coleções científicas: a aquisição de espécimes, sua mobilização para produção de conhecimento e sua exibição no âmbito das exposições públicas.

A dissertação foi aprovada com entusiasmo pela banca que, em menção, recomendou a publicação do trabalho A dissertação estará futuramente disponível na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP.

O historiador Diego A. Grola ingressou no Instituto Geológico em 2009, sendo um dos responsáveis pela estruturação e consolidação da área de Monumentos Geológicos do Estado de São Paulo, com a criação do Conselho Estadual de Monumentos Geológicos – CoMGeo. Desde o ano de 2010, integra a equipe do Centro Museu Geológico.

Diego também é autor do livro A memória nas Arcadas: construção material, simbólica e ideológica do edifício da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, publicado pela Humanitas/Fapesp em 2012.