
13/12/2013
A Secretaria do Meio Ambiente, por meio do Instituto Geológico (IG) e a Casa Militar, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) realizaram nos dias 10 e 11 de dezembro de 2013 o V Seminário “Estratégias para Redução de Riscos e Desastres a Eventos Geodinâmicos no Estado de São Paulo”.
No dia 10 de dezembro de 2013 participaram da cerimônia de abertura Ricardo Vedovello, diretor geral do Instituto Geológico (IG), major PM Walter Nyakas Junior, diretor do departamento de Defesa Civil Estadual, Marco Vitor Fabro Dias, diretor técnico da Minerais do Paraná S/A (Mineropar), Flavio Erthal, diretor presidente do Departamento de Recursos Minerais (DRM) do Estado do Rio de Janeiro e Frederico Ferreira Pedroso, especialista em gestão de risco de desastre do Banco Mundial. No primeiro dia de evento foram discutidos temas relacionados ao papel da geologia na gestão de risco e desastres e suas relações com a defesa civil. Além disso foram apresentados formas de monitoramento e análise de eventos naturais e tecnológicos.
No dia 11 de dezembro de 2013 estiveram presentes o Deputado Bruno Covas, secretário de Estado do Meio Ambiente e o Cel. PM Marco Aurélio Alves Pinto, secretário chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Defesa Civil. Na oportunidade os secretários do Meio Ambiente e a Casa Militar assinaram o termo de cooperação para apoio técnico relativo a situações de risco geológico-geotécnico e avaliação de risco. Na ocasião foi lançada a publicação: Coleção Geonatural n. 02 “Você Sabe o que é Relâmpago?” pelo pesquisador do IG Gustavo Armani. As apresentações abordaram a atual situação dos indicadores de desastres no Estado de São Paulo, onde foram exibidos os tipos de bancos de dados existentes e as possíveis interligações entre os mesmos e a questão da presença de biogás em sedimentos da planície do rio Tiete.