
03/06/2013
Os pesquisadores do Intituto Geológico (IG), Antonio Carlos Guedes e Sonia Nogueira ministraram treinamento aos técnicos da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB, referente à utilização de um Sistema Gerenciador de Informações sobre a atividade minerária na Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba (BHRS), desenvolvido pelo IG em parceria com a CETESB, com financiamento do Fundo Estadual de Recursos Hídricos – FEHIDRO. O treinamento foi realizado no dia 21 de maio, em Itú – SP.
Fazendo uso de diversas geotecnologias, o sistema denominado SOROMIN, foi estruturado para facilitar a organização e consulta às informações referentes aos empreendimentos de mineração na região da BHRS, proporcionando acesso aos técnicos usuários das agências de Sorocaba, Itu e Botucatu, que atendem a região.
O SOROMIN foi elaborado para operar em um ambiente cliente-servidor, permitindo entrada e atualização de dados alfanuméricos, acesso classificado em diferentes níveis, além de consulta e análise por diferentes mecanismos de busca e classificação, dentre outras funcionalidades.
O Sistema é constituído por bancos de dados georreferenciados com informações relativas a aspectos do licenciamento ambiental (cadastro minerário da CETESB) e do Sistema Georreferenciado da Mineração – SIGMINE, do Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM, integradas a diferentes bases espaciais digitais. Informações sobre a geologia, relevo, vegetação, recursos hídricos, unidades de conservação, dentre outras, podem ser utilizadas pelo sistema para a visualização das áreas de interesse ou objeto de licenciamento.
O SOROMIN é um instrumento de grande utilidade e aplicabilidade para os técnicos envolvidos com a atividade de licenciamento e fiscalização de empreendimentos minerários localizados na Bacia do Rio Sorocaba.
Para conhecer mais sobre o Sistema SOROMIN CLIQUE AQUI para acessar o artigo online da Revista Holos Environment – UNESP.