21/06/2013

O Instituto Geológico (IG) da Secretaria do Meio Ambiente e o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos organizaram uma mesa redonda sobre Monitoramento de Águas Subterrâneas. Promovido pela Câmara Técnica de Águas Subterrâneas (CTAS) do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CRH) o encontro foi apoiado pelo Centro de Pesquisas de Águas Subterrâneas (CEPAS) e ocorreu no dia 19 de junho de 2013 nas dependências do Instituto de Geociências (IGc) da Universidade de São Paulo (USP).

Na primeira parte do evento os técnicos debateram sobre as redes de monitoramento integrado de quantidade e qualidade existentes no Brasil e no Estado de São Paulo. Foram apresentados os aquíferos monitorados, a forma de organização e disponibilização dos dados, além de levantadas questões sobre quais instrumentos de medição são mais adequados, dificuldades na implantação e operação das redes, dentre outras informações.

Na segunda parte do evento foram discutidos quais seriam as aplicações dos dados coletados, de que forma os dados podem ser interpretados e as dificuldades de monitorar grandes extensões territoriais, como é o caso do Estado de São Paulo.

As apresentações estão disponíveis AQUI.