
06/05/2013
No dia 25 de abril de 2013 foi realizado o Seminário “Nitrato nas Águas Subterrâneas no Estado de São Paulo: Desafios frente ao Panorama Atual”, no Teatro Veritas da Universidade Sagrado Coração (USC), Bauru (SP).
Com o intuito de buscar a prevenção da contaminação por nitrato em aquíferos, bem como a mitigação de contaminações já existentes, este evento propôs discutir a melhor forma de gerenciar esse problema, analisando os casos paulistas de contaminação.
Foram proferidas palestras que abordaram temas como o panorama das concentrações de nitrato nos aquíferos do Estado de São Paulo, a ocorrência deste contaminante no Sistema Aquífero Bauru (áreas urbanas e rurais), os efeitos do nitrato na saúde humana, bem como a atuação do poder público e estratégias de prevenção e mitigação do problema.
O seminário foi uma realização da Câmara Técnica de Águas Subterrâneas do Conselho Estadual de Recursos Hídricos e organizado pelo Instituto Geológico, Departamento de Águas e Energia Elétrica, Instituto de Pesquisas Tecnológicas, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, Centro de Pesquisas de Águas Subterrâneas, Centro de Vigilância Sanitária e os Comitês das Bacias do Pontal do Paranapanema e do Aguapeí-Peixe.
Participaram do evento cerca de 250 pessoas, compostas por pesquisadores de institutos de pesquisa e de universidades, técnicos de órgãos gestores de recursos hídricos e meio ambiente, companhias de saneamento, empresas de consultoria e de comitês de bacias hidrográficas.
Ao final, foi elaborada a Carta de Bauru, com o objetivo de alertar as autoridades e colegiados do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos sobre este problema, além propor as principais recomendações para sua solução.