15/03/2013

No dia 04 de março de 2013 o técnico do Instituto Geológico, Especialista Ambiental Eduardo de Andrade, esteve presente em um dos dois sobrevoos realizados para a Subcomissão Especial para Restauração da Serra do Mar na Região de Cubatão, da qual o IG faz parte. Participaram dos trabalhos os técnicos do Instituto Florestal (IF); do Centro Tecnológico de Hidráulica (CTH); do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e da concessionária ECOVIAS.

Esta Subcomissão tem por finalidade a coordenação de ações preventivas e emergenciais previstas em planos específicos de contingências para região, tendo sido constituída juntamente à Comissão Especial para restauração da Serra do Mar, na região de Cubatão, criada pelo Decreto Nº 38.788, de 17 de junho de 1994 e presidida atualmente pelo Diretor do Instituto Geológico, Dr. Ricardo Vedovello.

O objetivo das vistorias foi a verificação da estabilidade das encostas próximas ao Polo Industrial de Cubatão, assim como das condições do sistema de barragens e canais de dissipação que protegem as instalações industriais situadas na base da Serra do Mar.

Vistorias periódicas fazem parte da operação do Plano de Contingências para a Serra do Mar, sendo que esta foi motivada, também, pelas chuvas ocorridas no final da tarde do dia 22 de fevereiro de 2013. Neste evento a precipitação registrada foi 271 mm entre as 15h40 min do dia 22/02 e as 6h50 min do dia 23/02, sendo que deste total 180 mm ocorreram em apenas duas horas (das 16h às 18h do dia 22/02), que resultou em escorregamentos, corridas de detritos (com vítima e interdição da Rodovia dos Imigrantes nas proximidades do 52 km) e inundação em diversos bairros do município de Cubatão que afetaram milhares de pessoas.

Por meio dos sobrevoos constatou-se que apesar do grande volume de precipitação, as encostas da Serra do Mar, à montante das instalações industriais, apresentaram poucos pontos de mobilização de material e os canais de dissipação e as barragens que compõe o sistema de proteção do Polo Industrial não foram comprometidos, apresentando pouco material depositado (troncos, blocos de rocha e sedimentos).