Composição da mesa com as autoridades presentes

07/12/2012

A Secretaria do Meio Ambiente, por meio do Instituto Geológico (IG) e a Casa Militar, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) realizaram nos dias 05 e 06 de dezembro de 2012 o IV Seminário “Estratégias para Redução de Riscos e Desastres a Eventos Geodinâmicos no Estado de São Paulo”.

Participaram da cerimônia de abertura Rubens Rizek Junior, secretário adjunto do Meio Ambiente, ten. Cel. PM Airton Iosimo Martinez , secretário chefe da Casa Militar em exercício e coordenador estadual de Defesa Civil, Marcos Penido, secretário adjunto da Habitação, Ricardo Vedovello, diretor geral do Instituto Geológico (IG), major PM Walter Nyakas Junior , diretor estadual de Defesa Civil, José Antonio Zem, diretor Presidente da Minerais do Paraná S/A (Mineropar) e Flavio Erthal, diretor presidente do Departamento de Recursos Minerais (DRM) do Estado do Rio de Janeiro.

Durante o evento a secretaria do Meio Ambiente e a Casa Militar assinaram o termo de cooperação para apoio técnico relativo a situações de risco geológico-geotécnico e avaliação de risco. A secretaria do Meio Ambiente também assinou junto com a secretaria de Habitação outro termo de cooperação, para assessoria técnica e treinamento para avaliação de riscos dentro do programa estadual de habitação.

Na ocasião os governos de São Paulo, Rio de Janeiro e do Paraná firmaram um protocolo de intenções para ações articuladas na prevenção e enfrentamento de desastres naturais, na elaboração conjunta de metodologias e pesquisas científicas e na padronização de termos de referência para contratação de serviços. A cooperação foi firmada entre os órgãos de Geologia estaduais:Instituto Geológico de São Paulo, Departamento de Recursos Minerais do Rio de Janeiro e Mineropar do Paraná.

Na solenidade houve a entrega dos relatórios dos mapeamentos de risco elaborados pelo Instituto Geológico aos municípios de Taubaté e Redenção da Serra.

Com o objetivo de avaliar as estratégias em curso e delinear atuações futuras para enfrentar o desafio da redução dos riscos e desastres relacionados a eventos naturais, os temas abordados durante o evento foram: mudanças climáticas, zoneamento ecológico-econômico e a gestão de riscos, o sistema integrado de Defesa Civil do Estado de São Paulo, programas habitacionais e redução e prevenção do risco, perspectivas da gestão municipal para redução de risco a desastres, a importância de gerenciar riscos e não desastres, atuação do Programa Estadual de Prevenção de Desastres Naturais na Redução de Riscos Geológicos, a relação entre os mapeamentos de risco e integração com sistemas de alerta no Estado do Rio de Janeiro, diagnostico do risco associado a eventos geodinâmicos no Estado do Paraná, Indução de Mercado para a Gestão de Risco a Desastres: demandas frente aos novos arcabouços legais e fontes de financiamento e requisitos técnicos.