29/11/2012

Entre os dias 21 e 23 de novembro o Instituto Geológico (IG) participou do curso “Aprendendo e dialogando sobre o risco ambiental e sua cartografia na área de influência da bacia hidrográfica do rio Indaiá”, no município de Ubatuba. O IG deu apoio à geógrafa Débora Olivato, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia Física da Universidade de São Paulo e coordenadora geral do evento.

O curso teve por objetivo apresentar noções básicas dos processos geoambientais de inundação, erosão costeira, escorregamento e de mapeamento de áreas de risco para as comunidades moradoras da bacia hidrográfica do Rio Indaiá – Capim Melado (Perequê-Açu, Barra Seca, Casanga, Taquaral, Sumidouro/Jardim Ubatuba 1 e 2 e Vila Indaiá).
A atividade foi composta por aulas teóricas e atividade de campo, onde os participantes tiveram a oportunidade de simular um mapeamento da área de risco a inundação no bairro da Barra Seca.

O evento teve a participação da COMDEC (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil) de Ubatuba, representada pelo Sr. Delmo Braga, e da equipe do IG, composta pelo Pesquisador Rogério Rodrigues Ribeiro e técnicos de Apoio à Pesquisa Rafael Galdino S. Nunes e Hernandis Magalhães.