Prof. Dr. Carlos Valdir de Meneses Bateira

30/10/2012

O Instituto Geológico (IG) da Secretaria do Meio Ambiente (SMA) e o Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP) realizaram no mês de outubro de 2012 o Ciclo de Palestras Internacionais. As palestras ocorreram no auditório do IG e foram proferidas por especialistas portugueses.

No dia 10/10 o Palestrante Prof. Dr. Domingos Rodrigues da Universidade da Madeira (Portugal) proferiu a palestra “Desastres Naturais em Ambientes Insulares: exemplo da Madeira e do Timor Leste”, que discutiu o elevado grau de vulnerabilidade e exposição dos ambientes insulares em relação aos desastres naturais, pois a maioria está localizada em zonas de atividade vulcânica, atividade sísmica, em zonas de ciclones tropicais, ou podem ser afetadas pela subida no nível médio das águas do oceano.

No dia 17/10 o Palestrante Prof. Dr. Carlos Valdir de Meneses Bateira da Universidade do Porto (Portugal) proferiu a palestra “Movimentos de Massa: avaliação por métodos estatísticos”, que apresentou o uso de ferramentas dentro de sistemas de Gerenciamento de Informações Espaciais capazes de interpretarem os dados introduzidos e gerar mapas de suscetibilidade a escorregamentos.

O Ciclo de Palestras Internacionais foi realizado no âmbito dos projetos: “Aplicação de geotecnologias na orientação do uso da terra com base nos impactos das mudanças climáticas globais: sub-bacias hidrográficas litorâneas do estado de São Paulo e do estado do Rio de Janeiro”, financiada pelas Fundações de Amparo a Pesquisa de São Paulo (FAPESP) e do Rio de Janeiro (FAPERJ) e “Processos morfodinâmicos em ambiente tropical úmido: avaliação, modelagem e previsão”, financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).