
30/08/2012
No dia 29 de agosto de 2012 os pesquisadores do Instituto Geológico (IG) Maria José Brollo, Paulo César Fernandes da Silva, e Lídia Keiko Tominaga participaram de reunião técnica em Guaratinguetá com o objetivo de apresentar e discutir os resultados dos estudos de avaliação e mapeamento de áreas de risco do município.
O evento foi promovido pela Defesa Civil Municipal (COMDEC) e contou com a participação de técnicos da administração municipal (gabinete, planejamento, serviços urbanos, meio ambiente, saúde, educação), além de agentes de defesa civil, bombeiros, entre outros.
Foram tratados aspectos metodológicos sobre perigos e riscos de eventos geodinâmicos (escorregamentos, inundações, erosão, colapso de solo), as escalas de mapeamentos regional e local (para planejamento do uso do solo e monitoramento de áreas de risco), além de detalhar os resultados e reforçar as recomendações para enfrentamento das situações de risco no município.
O mapeamento foi desenvolvido no escopo de termo de cooperação técnica entre o Instituto Geológico e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e atende ao Plano de Ação do Grupo Técnico de Prevenção de Desastres do IG.