Os pesquisadores do IG Célia Regina de Gouveia Souza, Mirian Ramos Gutjahr e Cláudio José Ferreira participaram de workshop que discutiu o resultado das avaliações feitas pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) no Relatório Especial sobre Gestão dos Riscos de Extremos Climáticos e Desastres (SREX – sigla em inglês) nas Américas do Sul e Central. O evento aconteceu em São Paulo nos dias 16 e 17 de agosto de 2012 e foi organizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em parceria com o IPCC, o Overseas Development Institute (ODI) e a Climate and Development Knowledge Network (CDKN), ambos do Reino Unido.
O evento reuniu líderes empresariais, acadêmicos, pesquisadores e organizações da sociedade civil cujas políticas ou programas possam ser afetados por eventos climáticos extremos. Durante o encontro cientistas divulgaram informações sobre os possíveis impactos de riscos dos extremos climáticos – como ondas de calor, recordes de temperaturas altas e forte precipitação de chuvas – e dos desastres a eles relacionados, bem como as opções disponíveis para o gerenciamento desses impactos, especificamente nas Américas do Sul e Central.
O evento é resultado de um esforço multidisciplinar entre os cientistas que estudam os aspectos físicos das mudanças climáticas, e de suas experiências em impactos, adaptação e vulnerabilidade, bem como de peritos em gestão de risco de desastres. Os dados e informações contidos no relatório permitem, portanto, que os formuladores de políticas possam aprofundar as discussões, com base nos resultados e no exame do material em que o IPCC baseia suas avaliações. O relatório identifica as lições aprendidas com a vasta experiência no gerenciamento de riscos de desastres, com foco crescente na adaptação para mudanças climáticas.