A Pesquisa intitulada: “Estudo de campo experimentais de monitoramento de variáveis climáticas e geotécnicas para implantação de sistemas de alerta para escorregamentos no Estado de São Paulo” está em fase de implantação em três campos experimentais, nos municípios de Ubatuba, Campos de Jordão e São José dos Campos.

Financiada com recursos da Fundação de Amparo a Pesquisa de São Paulo (FAPESP), a pesquisa é coordenada pelo pesquisador do Instituto Geológico (IG), Rodolfo Moreda Mendes, Engenheiro Civil e Diretor do Laboratório de Análises Geológicas, do Centro de Atividades Técnicas e Laboratoriais.

O estudo pretende determinar parâmetros geotécnicos e climáticos para cada tipo de solo para fomentar o estudo de análises de estabilidade de taludes em áreas urbanas. Pretende ainda, estabelecer níveis críticos de alerta a partir do estudo das variáveis climáticas e geotécnicas, contribuindo para a definição de critérios e procedimentos de instalação de equipamentos de monitoramento em áreas de risco.

A pesquisa tem como objetivo aprimorar os critérios técnicos atualmente utilizados nos Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDC), no Estado de São Paulo.