
26/04/2012
O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e o Governo da França, pela Região Provença-Alpes-Costa Azul (Provence-Alpes-Côte D’Azur) assinaram em outubro de 2011 um Protocolo de Intenções para troca de experiências em diversos campos da administração, com destaque para a área de meio ambiente. O documento prevê missões prospectivas para estabelecimento de cooperação entre os dois países.
O Instituto Geológico (IG) participou da recepção da Missão francesa, coordenada pela Assessoria das Águas, da Secretaria do Meio Ambiente, que ocorreu entre os dias 17 e 21 de abril, para discutir assuntos com a temática água e gestão de riscos naturais. Como parte da cooperação o IG apresentou as diretrizes de utilização e proteção da água subterrânea no Estado de São Paulo; definição de mecanismos legais e institucionais para proteção da água subterrânea em áreas críticas e vulneráveis; problema da ocorrência de nitrato nas águas subterrâneas e proteção de mananciais (experiências no Aquífero Guarani) e a experiência do IG em ações na prevenção de desastres e redução de eventos geodinâmicos (deslizamentos de encostas, inundações e erosão) com ênfase na articulação institucional; avaliação e mapeamento de risco em escalas local e regional; cadastro de acidentes e relação entre risco; mineração e degradação ambiental e adaptação às mudanças climáticas.
Além dos seminários realizados em São Paulo e em Ubatuba, a programação contou ainda com visitas de campo ao Núcleo Cubatão, do Parque Estadual da Serra do Mar, Ponta da Praia, em Santos, Fazenda Serramar e praia do Massaguaçu em Caraguatatuba e Bairro Ipiranguinha, em Ubatuba. Os temas abordados nos trabalhos de campo foram áreas de risco e estratégias de redução e prevenção a desastres, erosão costeira e mineração e recuperação ambiental.