Foto: Acervo IG

O treinamento, ministrado pela Defesa Civil e pelo IG – Instituto Geológico, no dia 19 de Janeiro, aconteceu no auditório do IEA – Instituto de Economia Agrícola, da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Ele contou com a presença de mais de 60 técnicos de campo, em sua maioria composta por especialistas, engenheiros civis, agrônomo, e técnicos operacionais da CODASP – Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo, e da EDP, empresa especializada em manutenção de Linhas de Transmissão de Energia Elétrica do Vale do Paraíba.

A palestra de abertura foi feita pelo 1º Tenente PM Marcelo Kamada, Diretor do Núcleo de Gerenciamento de Emergências da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, que demonstrou com experiências, a importância das ações integradas do IG, na perícia e análise preventiva em locais de potencial risco de deslizamentos, da Defesa Civil, na pronta resposta a desastres naturais, da CODASP na manutenção de estradas, e da EDP no restabelecimento da energia elétrica.

A palestra ministrada pelo Geólogo e Pesquisador do IG, Jair Santoro abordou as formas de detecção dos locais com potencial para deslizamento, desde as suas diversas aparências, até a percepção de ocorrências anteriores ou em eminência.

Com mais de 25 anos de experiência em campo, Jair Santoro detalhou, também, as melhores formas como as equipes técnicas devem atender a um deslizamento, noções básicas de atuação na resposta a desastres, e o preparo para a prevenção de desastres naturais através da conscientização e planejamento de uso e ocupação do solo.

Isto foi importante na medida em que as duas empresas, tanto a CODASP quanto a EDP, trabalham para o restabelecimento da ordem após uma ocorrência deste tipo, a CODASP na manutenção de estradas, e a EDP na religação da eletricidade.