O pesquisador Gustavo Armani, do Instituto Geológico (IG), a convite do Instituto Florestal, ministrará parte do 1° Curso Internacional de Hidrologia Florestal, resultante da cooperação técnica Brasil/Equador. O curso organizado pelo Instituto Florestal/SMA será oferecido a dez equatorianos profissionais das ciências da Terra (geológicos, geógrafos, engenheiros agrônomos, etc.) e ocorrerá em São Paulo e na cidade de Cunha de 15 a 28 de janeiro de 2012.
O objetivo do curso é capacitar os técnicos equatorianos para o manejo de bacias hidrográficas por meio da pesquisa científica, visando preservação de áreas produtoras de água (mananciais).
A participação do pesquisador do IG será dia 18/01, no Laboratório de Hidrologia Florestal Eng. Agr. Walter Emmerich, instalado no Núcleo Cunha do Parque Estadual da Serra do Mar, com o tema Precipitação em microbacia. Serão discutidos nesta parte do curso a formação das diferentes formas de precipitação, quais as características de distribuição espacial e temporal em microbacias hidrográficas, e métodos de medida e observação das precipitações.