A publicação Projeto São José do Rio Preto: Restrição e Controle de uso da Água Subterrânea, lançada durante o Seminário Utilização e Proteção das Águas Subterrâneas, realizado no dia 18/04/2011, em São Paulo, está disponível para download. O trabalho que deu origem à publicação foi realizado pela Servmar Serviços Técnicos Ambientais Ltda., por meio de contrato do Departamento de Águas e Energia Elétrica DAEE e sob financiamento do FEHIDRO.
Na publicação são sintetizados os estudos desenvolvidos no município de São José do Rio Preto, Bacia do Turvo Grande, região de ocorrência do aquífero Bauru, onde se verifica elevada densidade de poços na área central da cidade. Por conta disso existem fortes indícios de abatimento dos níveis dágua associados a um cenário de contaminação das águas subterrâneas, principalmente por nitratos.
Os estudos foram executados no período de Abril de 2007 a Dezembro de 2008, com foco na caracterização da quantidade e qualidade da água do Sistema Aquífero Bauru, e o desenvolvimento de metodologia própria com a finalidade de apresentar uma proposta de restrição e controle de uso da água subterrânea no município.
Para acessar a publicação CLIQUE AQUI. ( PDF 8,0 MB)
