- Foto: IG
A Secretaria do Meio Ambiente (SMA) abrigou, no dia 18 de Abril, o seminário Utilização e proteção das águas subterrâneas. O evento, organizado pelo Instituto Geológico – IG, pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB (Secretaria do Meio Ambiente), pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE (Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos) e pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia), teve o objetivo de apresentar os resultados do Projeto Ambiental Estratégico Aquíferos obtidos no período de 2007 a 2010. A abertura do seminário contou com a presença do secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, que dividiu a mesa com o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos (SSRH), Edson Giriboni, o secretário adjunto de Saneamento e Recursos Hídricos, Rogério Menezes, e o diretor do Instituto Geológico (IG), Ricardo Vedovello.
Bruno Covas salientou a necessidade de continuidade dos trabalhos do Projeto Estratégico Aquíferos e das ações conjuntas principalmente entre a Secretaria de Meio Ambiente e a Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos. Frisou ainda a importância dessas ações para nortear a definição das metas do Plano Plurianual (PPA), atualmente em discussão.
O Secretário de Recursos Hídricos, Edson Giriboni, destacou o papel das águas subterrâneas para o abastecimento público no Estado de São Paulo e o desconhecimento ainda existente sobre a ocorrência deste recurso, reafirmando a importância das ações até agora desenvolvidas.
Ricardo Vedovello fez um pequeno histórico das ações, lembrou da importância da atuação das instituições parceiras no desenvolvimento do projeto estratégico e reforçou o peso do apoio político no fortalecimento dessa integração.
Os temas tratados no evento foram divididos em cinco mesas, que contavam com um expositor e dois debatedores. Os assuntos abordados foram: Regionalização de diretrizes de utilização e proteção de aquíferos, Delimitação de áreas de restrição e controle de captação e uso de águas subterrâneas, Proteção do Aquífero Guarani, Roteiro para delimitação de área de proteção de poços e Monitoramento das águas subterrâneas.
No evento foram lançados 4 números da série Cadernos do Projeto Ambiental Estratégico Aquíferos, a saber: Roteiro Orientativo para delimitação de área de proteção de poço (já disponível para download no site https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/institutogeologico/ps_down_outros.asp); Síntese das atividades do Projeto Ambiental Estratégico Aquíferos no período 2007-2010; Caderno do Projeto São José do Rio Preto, realizado em parceria da SMA (por meio do Instituto Geológico) com a Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos (por meio do DAEE); e o Caderno do Sistema Aquífero Guarani, realizado em parceria da SMA (por meio da CPLA) com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (por meio do IPT).
O Anfiteatro da CETESB/SMA estava com sua capacidade de lotação completa, contando com a presença de técnicos de órgãos públicos estaduais, de prefeituras, de universidades, de empresas privadas, da defesa civil, do ministério público, de ONGs, dentre outros.
As apresentações realizadas no seminário estão disponíveis para download no site do Instituto Geológico (https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/institutogeologico/ps_down_outros.asp) ou CLIQUE AQUI