- Foto: IG/SMA
EVITAR-GERENCIAR-MITIGAR: Estes são os pilares essenciais para a adoção de uma política pública relativa ao tema desastres naturais e que levou o IG e a CEDEC (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil) a desenvolverem uma pré-proposta de programa que abrange diversas estratégias, ações e instituições.
O assunto surgiu a partir da necessidade de tratar a Prevenção de Desastres Naturais de maneira integral e não apenas na etapa de gerenciamento das situações de riscos já existentes, complementando ações que possam atacar o problema em todas as suas frentes.
Desde março de 2010, o IG e a CEDEC se debruçaram sobre o assunto, realizando levantamentos e diagnósticos iniciais, para avaliar a situação a ser enfrentada. Nos últimos meses, a discussão foi ampliada e começou a reunir as várias instituições do Estado que possuem relação mais próxima com o tema. O objetivo é unir esforços, articular ações complementares, e otimizar recursos em busca de soluções abrangentes.
Para definir e detalhar as principais ações necessárias foram realizadas duas reuniões no IG em fevereiro de 2011. Estiveram presentes representantes e técnicos das seguintes instituições: Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), da Casa Militar; Instituto Geológico (IG), Coordenadoria de Planejamento Ambiental (CPLA), e Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), da Secretaria do Meio Ambiente; Secretaria da Habitação; Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), da Secretaria do Desenvolvimento; Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e Companhia de Saneamento Básico São Paulo (SABESP), da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos.
Nas reuniões foram abordados o conteúdo e as estratégias necessários para a implementação de um Programa Estadual de Gestão de Desastres Naturais e Redução de Riscos Geológicos, com indicação de ações estratégicas de diagnóstico, planejamento, monitoramento/ fiscalização, intervenção/ erradicação/ mitigação e capacitação/ informação.
Os representantes de cada entidade fizeram as suas considerações sobre a importância do programa e de como será sua viabilização. Os trabalhos de detalhamento do programa irão continuar concomitantemente ao encaminhamento da proposta junto às esferas competentes do Governo Estadual.