Aconteceu no último dia 9 de dezembro, no âmbito do I Simpósio Geociências e Meio Ambiente, o I Seminário Preservando a Geodiversidade. O evento contou com palestras de especialistas no assunto e propiciou discussões sobre diversas estratégias para a conservação da Geodiversidade. A atividade complementou as discussões havidas no âmbito do Conselho Estadual de Monumentos Geológicos (CoMGeo-SP) sobre a conservação do patrimônio geológico paulista.


Ações do CoMGeo-SP

O CoMGeo-SP, criado por meio da Resolução SMA 76, de 4 de novembro de 2009, é um órgão consultivo encarregado de discutir e propor ações em prol da conservação do patrimônio geológico paulista. Durante o ano de 2010 ocorreram cinco reuniões, por meio das quais foi possível avançar nas propostas para a proteção de áreas com atributos geológicos excepcionais.

Na penúltima reunião, ocorrida em 31 de julho, foram discutidas estratégias de conservação para quatro sítios geológicos paulistas, a saber: Geiseritos de Anhembi; Cavas de Ouro Históricas do Jaraguá; Pavimento Estriado Guaraú e Icnofósseis da Usina Porto Primavera.

No caso do sítio Icnofósseis da Usina Porto Primavera, afloramento com pegadas de dinossauros localizado no município de Rosana (extremo oeste paulista), o CoMGeo-SP discutiu sobre a necessidade de ações para conter a deterioração do sítio, o qual vem sofrendo ação erosiva.

Já na última reunião, ocorrida em 13 de outubro de 2010, o CoMGeo-SP discutiu a necessidade de implantação de placas interpretativas junto ao sítios e monumentos geológicos paulistas. Tratou ainda dos Geiseritos de Anhembi e das Cavas de Ouro Históricas do Jaraguá.

A reunião contou com a participação do geólogo Luis Fernando dos Santos, da Subprefeitura de Perus, que fez uma apresentação sobre as Cavas do Jaraguá, antiga mineração de ouro explorada desde o século XVI. Luis Fernando explanou sobre os esforços que vem sendo realizados no âmbito municipal para proteção das cavas que se encontram em área pertencente à Prefeitura.

Também teve destaque na reunião o caso dos Geiseritos de Anhembi, sítio com formações rochosas raras, considerado um dos 5 Monumentos Geológicos paulistas, e que constitui uma Unidade de Conservação (Monumento Natural). O CoMGeo-SP recomendou a criação de um grupo de trabalho no âmbito da SMA para elaboração de regulamentação da lei que criou a UC e para aprimoramento dos mecanismos de sua gestão.


Geoparks

Outro assunto que entrou na pauta das duas últimas reuniões foi a discussão sobre os geoparks – territórios com sítios geológicos de grande valor científico os quais, juntamente com outras áreas de valor cultural, histórico e ecológico, devem fazer parte de uma estratégia conjunta de proteção e desenvolvimento sustentável por meio do turismo. O Conselho entendeu ser importante incentivar a criação de áreas do gênero em território paulista, de modo que o assunto deverá retornar à pauta das próximas reuniões.


Fotos: 5ª (acima) e 6ª (abaixo) reuniões do CoMGeo-SP