- Foto: Silvio T. Hiruma
No dia 27 de dezembro de 2010 foi assinado o decreto de criação da Unidade de Conservação Monumento Natural da Pedra do Baú, no município de São Bento do Sapucaí. A Pedra é o terceiro Monumento Natural do Estado de São Paulo os dois primeiros são os Geiseritos de Anhembi (no município de Anhembi) e a Pedra Grande (em Atibaia).
O objetivo da criação do Monumento Natural Estadual da Pedra do Baú é resguardar a paisagem local, os recursos hídricos, a biodiversidade e a própria geodiversidade da região. O Decreto foi assinado pelo então Governador do Estado de São Paulo, Alberto Goldman. Compareceram à solenidade o então Secretario do Meio Ambiente Pedro Ubiratan Escorel de Azevedo, o prefeito da cidade Ildefonso Mendes Neto e o Diretor Executivo da Fundação Florestal José Amaral Wagner Neto.
O local está sendo objeto de estudos por parte de equipe do Instituto Geológico. Os pesquisadores científicos Silvio Takashi Hiruma e Antonio Luiz Teixeira vêm realizando estudos para melhor compreender a gênese da formação rochosa. O trabalho dos dois geólogos deverá resultar no encaminhamento de uma proposta ao Conselho Estadual de Monumentos Geológicos, que deverá avaliar se a Pedra possui atributos para ser considerada um Monumento Geológico paulista, integrando assim o Inventário Paulista dos Monumentos Geológicos.
Localizada na Serra da Mantiqueira, a Pedra do Baú é uma massa rochosa com 1.905 metros de altitude, com grande beleza cênica e muita freqüentada por turistas. A região é conhecida por atrair praticantes de esportes radicais como asa-delta, parapente, trekking e alpinismo. A área será administrada pela Fundação Florestal (órgão ligado a Secretaria do Meio Ambiente) e pela prefeitura de São Bento do Sapucaí, por meio de um convênio já assinado.