- Foto: IG/SMA
O 1º Simpósio Geociências e Meio Ambiente (SIGMA), encerrado no dia 09 de dezembro no auditório da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), contou com especialistas de diversas áreas para discutir mecanismos para a redução de desastres naturais e preservação da geodiversidade.
O Instituto Geológico (IG), organizador do evento, foi destacado durante a abertura pelo secretário adjunto do Meio Ambiente do Estado, Casemiro Tércio Carvalho, por sua parceria com a Defesa Civil, na área de prevenção, mapeamento e combate aos desastres naturais.
As apresentações foram dividas por temas. O dia 8 de dezembro teve como enfoque os desastres naturais com um olhar multidisciplinar dos colaboradores: Ricardo Vedovello Diretor do IG, José Emílio de Barros Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Alfredo Pisani Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Lúcia da Costa Ferreira Coordenadora do Núcleo de Estudos de Pesquisas Ambientais (NEPAM UNICAMP), Eduardo Marandola Júnior Núcleo de Estudos de População (NEPO UNICAMP), Rosângela do Amaral Pesquisadora Científica do IG, Mirian Ramos Gutjahr – Pesquisadora Científica do IG, Fernando Alves Pires – Pesquisador Científico do IG, Norma Valencio Coordenadora Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais (NEPED UFSCAR), Jaques Lamac Procuradoria Geral do Estado, Flávio Erthal Departamento de Recursos Minerais Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro (DRM- RJ) e Maximiliano Rosso Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Cíveis e de Tutela Coletiva do Ministério Público do Estado de São Paulo.
O segundo dia teve como tema a preservação da geodiversidade e contou com a participação do Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Pedro Ubiratan Escorel de Azevedo durante a abertura. Em seu discurso enfatizou a criação do Monumento Geológico da Pedra Grande, em Atibaia, e a aprovação pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) da criação do monumento da Pedra do Baú, na região de Campos do Jordão.
Os participantes desse dia foram: Antônio Theodorovicz Coordenador do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Ana Cristina Pasini da Costa – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, Clayton Lino Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Rogério Rodrigues Ribeiro Pesquisador do IG, Paulo Boggiani – Instituto de Geociências (IGc/USP), Célia Regina de Gouveia Souza – Instituto Geológico, Maurício Marinho Fundação Florestal (FF/SMA), Kátia Mansur – Departamento de Recursos Minerais Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro (DRM- RJ) e Eduardo Salamuni Serviço Geológico do Paraná (MINEROPAR-PR).
Veja mais em http://www3.ambiente.sp.gov.br/verNoticia.php?id=1054 e http://www.agencia.fapesp.br/materia/13167/prevencao-de-desastres.htm