O 1º Simpósio Geociências e Meio Ambiente (SIGMA), encerrado no dia 09 de dezembro no auditório da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), contou com especialistas de diversas áreas para discutir mecanismos para a redução de desastres naturais e preservação da geodiversidade.

O Instituto Geológico (IG), organizador do evento, foi destacado durante a abertura pelo secretário adjunto do Meio Ambiente do Estado, Casemiro Tércio Carvalho, por sua parceria com a Defesa Civil, na área de prevenção, mapeamento e combate aos desastres naturais.

As apresentações foram dividas por temas. O dia 8 de dezembro teve como enfoque os desastres naturais com um olhar multidisciplinar dos colaboradores: Ricardo Vedovello – Diretor do IG, José Emílio de Barros – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Alfredo Pisani – Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Lúcia da Costa Ferreira – Coordenadora do Núcleo de Estudos de Pesquisas Ambientais (NEPAM UNICAMP), Eduardo Marandola Júnior – Núcleo de Estudos de População (NEPO UNICAMP), Rosângela do Amaral – Pesquisadora Científica do IG, Mirian Ramos Gutjahr – Pesquisadora Científica do IG, Fernando Alves Pires – Pesquisador Científico do IG, Norma Valencio – Coordenadora Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais (NEPED UFSCAR), Jaques Lamac – Procuradoria Geral do Estado, Flávio Erthal – Departamento de Recursos Minerais – Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro (DRM- RJ) e Maximiliano Rosso – Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Cíveis e de Tutela Coletiva do Ministério Público do Estado de São Paulo.

O segundo dia teve como tema a preservação da geodiversidade e contou com a participação do Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Pedro Ubiratan Escorel de Azevedo durante a abertura. Em seu discurso enfatizou a criação do Monumento Geológico da Pedra Grande, em Atibaia, e a aprovação pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) da criação do monumento da Pedra do Baú, na região de Campos do Jordão.

Os participantes desse dia foram: Antônio Theodorovicz – Coordenador do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Ana Cristina Pasini da Costa – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, Clayton Lino – Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Rogério Rodrigues Ribeiro – Pesquisador do IG, Paulo Boggiani – Instituto de Geociências (IGc/USP), Célia Regina de Gouveia Souza – Instituto Geológico, Maurício Marinho – Fundação Florestal (FF/SMA), Kátia Mansur – Departamento de Recursos Minerais – Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro (DRM- RJ) e Eduardo Salamuni – Serviço Geológico do Paraná (MINEROPAR-PR).

Veja mais em http://www3.ambiente.sp.gov.br/verNoticia.php?id=1054 e http://www.agencia.fapesp.br/materia/13167/prevencao-de-desastres.htm