Para modernizar e ampliar as instalações de pesquisa científica e laboratorial, o Instituto Geológico expandiu sua sede administrativa em 6.350 m2, como parte das ações de fortalecimento e consolidação do instituto como órgão de Geologia do Estado de São Paulo. Com a publicação do Decreto Nº 56.365 de 01 de novembro de 2010 do Governador do Estado de São Paulo (DOE de 02.11.2010), foi transferida a administração para o Instituto Geológico de 13.450 m2 de imóvel localizado no Parque Estadual Fontes do Ipiranga. O novo espaço destinado à instituição permitirá adequar melhor as instalações de pesquisa e administrativas, além de viabilizar a instalação de novos laboratórios e ambientes destinados a divulgação e visitação pública.

Uma das instalações previstas para a nova área é o Laboratório Litoteca, que deverá ocupar uma área de 3.350 m2. A Litoteca abrigará a “Coleção Científica Geológica do Estado de São Paulo”, composta principalmente por amostras provenientes de pesquisas realizadas nos Instituto Geológico nos últimos 30 anos: rochas, sedimentos e testemunhos de sondagem geológica do Estado de São Paulo. O Laboratório Litoteca vai viabilizar a manutenção de amostras geológicas oriundas de outras instituições, além de gerenciar o Banco de Dados Geológicos do Estado de São Paulo e estabelecer uma política pública de uso científico da coleção e suas instalações laboratoriais. A “Coleção Científica Geológica do Estado de São Paulo” também poderá ser a fiel depositária das amostras geológicas coletadas no Estado de São Paulo, garantindo o acesso de estudos futuros para pesquisadores científicos de diversos órgãos e entidades.

Além da Litoteca são previstas instalações especificas para a organização e divulgação de acervo histórico e atividades de divulgação de Geociências, para receber o público em geral.

Essas e outras ações permitirão consolidar e ampliar as atividades técnicas e de pesquisa do Instituto Geológico, além de permitir sintonia com as diretrizes e atividades relativas ao PEFI, onde a área está inserida.

O decreto assinado pelo governador atende antiga reinvidicação dos funcionários do IG, que foi encampada pela Secretaria do Meio Ambiente e articulada com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, que também está situada na área.