Profissionais do Instituto Geológico – IG, ligado à Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo – SMA, trabalham, desde ontem, dia 27 de junho, em cidades de Alagoas, no atendimento às vítimas do desastre ocorrido após as chuvas que atingiram a região neste mês.

Este atendimento visa dar apoio ao governo alagoano, após solicitação do governo do estado de São Paulo, a exemplo de apoio já garantido em outras situações de desastre, como em Santa Catarina em 2008.

Já no sábado, dia 26 de junho, houve mobilização da equipe técnica do IG, que se prontificou a realizar o atendimento. Na sequência, no domingo, dia 27 de junho, três técnicos do IG foram enviados a Alagoas, sendo 2 geólogos e 1 geógrafo: Cláudio José Ferreira, Célia Regina de Gouveia Souza e Rogério Rodrigues Ribeiro.

Os profissionais estão atuando nesta operação, sob coordenação da CEDEC (Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de São Paulo), avaliando a situação de risco em que se encontram algumas das cidades mais afetadas pelo desastre. Permanecerão ao longo desta semana, quando serão substituídos por outros profissionais do IG.

Estes técnicos já tem ampla experiência em atendimentos emergenciais deste tipo, uma vez que vem atuando junto com equipe da instituição não Operações Verão, em Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDC), quando os técnicos e pessoal de apoio do IG ficam de prontidão para atender aos chamados da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) durante o período crítico de chuvas, para avaliar as condições de segurança das moradias situadas em áreas de risco a escorregamento e inundação.

Segundo informações da imprensa, as chuvas na região provocaram 34 mortes e deixaram 76 desaparecidos. Além disso, já foram contabilizados 47.897 pessoas desabrigados e 26.618 desalojados.