- Foto: IG/SMA
Atendendo ao Termo de Cooperação Técnica entre o Instituto Geológico e a Defesa Civil Estadual, através da CEDEC, nos meses de outubro e novembro tiveram início as atividades voltadas para a Operação Verão 2009-2010.
Estas ações são coordenadas pela CEDEC, e visam à preparação dos municípios que operam os Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDC). Estes Planos tem como objetivo o monitoramento das áreas de risco a escorregamentos e visam a remoção preventiva dos moradores que ocupam estas áreas.
Sendo assim, como parte do treinamento das equipes das Defesas Civis que operam os Planos, são ministrados cursos visando à orientação sobre aspectos dos riscos geológicos e noções sobre procedimentos e reconhecimento de situações potencialmente perigosas aos escorregamentos de encostas e ações preventivas.
Desta forma já foram ministrados os cursos para as regiões do ABC Paulista, Campinas, Sorocaba, São José dos Campos e Serra da Mantiqueira, Registro e Baixada Santista, atingindo o treinamento de cerca de 500 pessoas.
Atualmente são monitorados, por meio do PPDC, 66 municípios em várias regiões do Estado, a saber: Baixada Santista (4 municípios); Litoral Norte (4 municípios); Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira (16 municípios); Campinas (24 municípios); Sorocaba (11 municípios) e ABC (7 municípios).
Este é o 21º ano de operação do PPDC e a Operação Verão 2009-2010 tem o seu início em 1º de dezembro de 2009 e vigência até 31 de março de 2010, podendo ou não ser prorrogado.
O Plano está estruturado em níveis operacionais – OBSERVAÇÃO, ATENÇÃO, ALERTA e ALERTA MÁXIMO – e para cada nível operacional existem as ações correspondentes. Está baseado em um tripé técnico, que inclui:
– o acompanhamento das chuvas de cada município, com a leitura diária do acumulado de chuvas de 24 horas, e o cálculo do acumulado de chuvas de 3 dias;
– o acompanhamento das previsões meteorológicas;
– a realização de vistorias de campo.