Foi lançada durante o I Congresso Internacional de Meio Ambiente Subterrâneo, no dia 17/09/2009, em São Paulo, a publicação “Projeto Jurubatuba: restrição e controle de uso de água subterrânea”, que apresenta uma síntese da situação de contaminação na região do entorno do Córrego Jurubatuba, na zona sul do município de São Paulo, e avança na proposição de um método para delimitar áreas de restrição da exploração das águas subterrâneas.

A realização deste trabalho surgiu da necessidade de definição de um método que delimitasse as áreas de restrição e de controle do uso da água subterrânea, na região industrial do Jurubatuba, contaminada por compostos organoclorados.

A partir de um novo método de identificação de áreas críticas, são propostas ações de gerenciamento do recurso subterrâneo baseado na co-responsabilidade entre Estado e usuário, equilibrando o uso seguro da água e a proteção do recurso.

Este caderno apresenta o relatório síntese do trabalho executado pela empresa Servmar Serviços Técnicos Ambientais Ltda, conforme contrato com o Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE e com financiamento do FEHIDRO.

Elaborada no âmbito do Projeto Ambiental Estratégico Aquíferos, esta publicação mostra o trabalho que representa um avanço importante na identificação de áreas críticas para o fornecimento de subsídios qualificados na proposição de políticas públicas, evitando a superexploração e a contaminação de águas subterrâneas.

Em breve este caderno estará disponível para download no site do Instituto Geológico.