- Foto: Lívia Biasini
O Instituto Geológico comemorou no último dia 27 de março de 2009 os 123 anos de criação da Commissão Geographica e Geológica (CGG) da então Província de São Paulo. A data de criação da CGG é também a data de aniversário do Instituto Geológico, visto a origem e trajetória do Instituto a partir da comissão.
A programação do evento comemorativo contou com palestras sobre algumas das atividades e pesquisas do IG que possuem relação direta com assuntos prioritários e estratégicos nos dias atuais.
Inicialmente o Dr. Fernando Pires, Diretor do Museu Geológico Valdemar Lefèvre (MUGEO) do Instituto Geológico apresentou um breve Histórico da CGG, destacando sua origem, evolução, os órgãos dela decorrentes (institutos Geológico, de Botânica, Florestal, Geográfico e Cartográfico, Museu de Geologia, Museu Paulista – Ipiranga e o Instituto Astronômico e Geofísico da USP, dentre outros) e os trabalhos de recuperação, preservação e divulgação do material original da comissão, sob a guarda do Instituto Geológico. Para mais detalhes acesse: www.mugeo.sp.gov.br .
Na seqüência, houve o lançamento preliminar do projeto Monumentos Geológicos do ESP, sob a coordenação do chefe da Seção de Monumentos Geológicos do IG, o pesquisador Rogério Rodrigues Ribeiro. O projeto tem como objetivo promover a identificação, a proteção e a divulgação do patrimônio geológico do Estado de São Paulo, abordando a geodiversidade como arcabouço fundamental da biodiversidade, assunto de grande relevância nos dias atuais. Além disso, o projeto vem preencher uma lacuna sobre este importante tipo de monumento natural, permitindo que o Estado de São Paulo coloque-se em posição compatível com as ações já existentes em esfera mundial (UNESCO) e em outros estados do Brasil. A ação irá também permitir que o IG, como órgão de Geologia do Estado de São Paulo, responda de maneira objetiva a mais uma de suas atribuições.
No período da tarde, mais dois temas foram abordados.
Primeiro houve uma apresentação sobre as pesquisas do IG relativas a Cavernas, assunto de grande relevância em termos de conservação ambiental no Estado e no País, e que inclusive dá base para que os setores executivos e legislativos definam instrumentos legais e procedimentos administrativos relativos ao assunto. Vale lembrar que atualmente existe uma grande discussão relativa ao decreto presidencial, que disciplina a supressão de cavidades subterrâneas e que coloca em confronto posições de espeleólogos, mineradores e demais atores envolvidos na temática. Portanto, as pesquisas do IG e de outras instituições constituem bases concretas para a tomada e revisão de decisões. A apresentação foi feita pelo Dr. José Antonio Ferrari, Diretor da Divisão de Estudos Geográficos da Paisagem do Instituto Geológico.
Finalizando o evento, destacaram-se as ações do IG relacionadas à Prevenção de Desastres Naturais. Primeiro com uma palestra sobre o cenário do tema feita pelo pesquisador Cláudio José Ferreira. Na seqüência houve o depoimento dos profissionais do IG que participaram diretamente das ações emergenciais em apoio ao desastre ocorrido em dezembro passado em Santa Catarina. A apresentação feita pelos pesquisadores Jair Santoro e Paulo César Fernandes da Silva, e baseada em fotos e filmes obtidos durantes os atendimentos emergenciais realizados, gerou grande impacto na audiência e revelou a magnitude e as condições limites do evento e dos trabalhos dos técnicos realizados. É importante lembrar que o atendimento do IG ao estado sulino foi ponteado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) da Casa Militar do Estado, por determinação do Governador José Serra, e com aval do Secretário do Meio Ambiente Xico Graziano. Além dos pesquisadores Jair e Paulo Fernandes, o atendimento contou com a participação direta dos pesquisadores Rogério Rodrigues Ribeiro, Lídia Keiko Tominaga e Daniela Girio Marchiori Faria.
Além dos funcionários do Instituto Geológico, o evento contou com a presença de representantes de órgãos estaduais e federais ligado às Geociências e de outras instituições de pesquisa do Estado, além de interessados nos temas abordados. Também integrantes da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado compareceram ao evento. A abertura foi feita pelo diretor geral do Instituto Geológico, Dr. Ricardo Vedovello, que teve em sua companhia a Dra. Lílian Zaidan, representando a diretoria do Instituto de Botânica e do Tenente Coronel Antonio Marcos da Silva, Diretor de Defesa Civil, os quais teceram gentis comentários sobre as pesquisas e demais atividades técnicas do IG. Cabe observar que o Ten. Cel. Antonio Marcos fez questão de destacar a importância do Instituto nas ações de Defesa Civil no Estado, desde 1988, e nas ações conjuntas em Santa Catarina.