No dia 30 de novembro retornaram de Santa Catarina o geólogo Jair Santoro e o geógrafo Rogério Rodrigues Ribeiro (Foto 1), após 5 dias de atividades intensas de atendimentos emergenciais. Os técnicos ficaram sediados em Navegantes, onde foi organizado um “quartel general” pela Defesa Civil Catarinense. A cada dia era definida uma missão para as equipes de atendimento, que saiam de helicóptero para os locais problemáticos. Os dois técnicos realizaram inúmeros atendimentos em Blumenau e em Pomerode, onde a extensão e gravidade do desastre alcançou proporções nunca registradas no Brasil (Fotos 2 e 3).

Esta equipe de técnicos do IG foi substituída por outra, enviada no dia 01 de dezembro, os geólogos Lídia Keiko Tominaga e Paulo César Fernandes da Silva, que devem permanecer até o dia 06 de dezembro. Ao longo da semana novas avaliações serão realizadas junto com as equipes locais e o comando central visando verificar a necessidade da continuidade do auxílio.

Este auxílio emergencial foi solicitado no dia 25 de novembro por determinação do Governador do Estado de São Paulo, José Serra, o secretário-chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil do Estado de São Paulo, Cel. Luiz Massao Kita, e o Secretário de Meio Ambiente, Xico Graziano. Também compõem a equipe destes atendimentos geólogos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas.

Foto 1 – retorno dos técnicos dos IG em Congonhas no dia 30 de novembro de 2008

Foto 2 – escorregamento em encosta florestada

Foto 3 – área de risco em Blumenau, com escorregamento recente